A renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) no estado de São Paulo cresceu 98% de janeiro a setembro deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. Segundo o Detran-SP, foram 2,5 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1,2 milhão no mesmo período de 2020.
Por causa da pandemia, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados. A validade do documento, desde março de 2020, segue suspensa por tempo indeterminado.
De qualquer forma, os motoristas que estão com a habilitação vencida podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online, pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital.
O diretor de habilitação do Detran-SP, Raul Vicentini, contou que o órgão, além da questão da pandemia, está com uma demanda represada por causa da mudança da legislação, que aumentou o tempo de validade da carteira habilitação. “Muitos condutores aguardaram a nova lei para poder ganhar um pouco mais de validade da CNH”, disse Raul.
O serviço presencial também voltou a funcionar. O Detran-SP informou que as Ciretrans de todo o Estado de São Paulo, assim como as 87 unidades que ficam dentro dos postos Poupatempo, realizam o atendimento presencial e oferecem todos os serviços relacionados à habilitação e veículos.