sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Remoção de árvores precisa ser autorizada pela Saev Ambiental

Moradores interessados em remover árvores de calçadas em Votuporanga devem procurar a Saev Ambiental que passou a ser responsável por todo o processo de autorização de retirada, antes feito em…

Moradores interessados em remover árvores de calçadas em Votuporanga devem procurar a Saev Ambiental que passou a ser responsável por todo o processo de autorização de retirada, antes feito em conjunto com a Prefeitura.

Os pedidos são avaliados por uma equipe especializada que estuda a necessidade de remoção de acordo com as normas ambientais e determina o plantio de novas mudas para compensação.

Entre os motivos que justificam a retirada da espécie estão doença da árvore, risco de queda, problemas com as raízes que podem interferir nos ramais de água e esgoto da moradia ou reformas estruturais do imóvel.

A Saev Ambiental autoriza a retirada, porém o serviço é feito por conta do morador, que pode contratar algum especialista que faça a remoção.

O secretário de Meio Ambiente da autarquia, Geól. Gustavo Gallo Vilela, destaca que a derrubada de uma árvore sem autorização acarreta em multa para o morador que pode chegar a R$ 400.

As equipes da Prefeitura são responsáveis por esse tipo de fiscalização e estão autorizadas a notificar os infratores.

Compensação

A retirada de árvores das calçadas é imediatamente compensada com o plantio de novas mudas que são doadas pelo projeto Meninos Ecológicos.

Isso porque a Saev Ambiental determina que o morador faça o plantio das espécies caso tenha sido necessário a remoção de outra árvore.

“O compromisso da recomposição ambiental é firmado através do TCA (Termo de Compensação) para que não haja prejuízos ao meio ambiente”, explica a chefe de serviços ambientais da Saev Ambiental, a ecóloga Miriam Bento Grejanin.

Como fazer o pedido

Desde o dia 16 de fevereiro, o pedido para a remoção de árvores de calçadas passou a ser feito pela Saev Ambiental, agilizando o processo que antes tinha início na Prefeitura e depois era concluído na autarquia. “Agora o requerimento é feito diretamente com nossa equipe que faz a vistoria in loco.
O processo leva cerca de três dias”, conta o superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune.

Para solicitar a retirada de árvores, o morador deve procurar atendimento direto no setor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, na rua Pernambuco, 4313, próximo ao Campus Centro da Unifev e pedir a visita de análise mediante pagamento de taxa de R$ 12.

A autarquia está à disposição da população pelo Disque Ambiental (08007701950) para denúncias de remoções ilegais e também para tirar dúvidas dos moradores relativas aos serviços ambientais.

Notícias relacionadas