quarta, 30 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Remédio supostamente trocado em posto de saúde deixa bebês sedados

Dois bebês gêmeos foram internados com intoxicação no Hospital de Base em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, depois de tomarem um remédio que teria sido…

Dois bebês gêmeos foram internados com intoxicação no Hospital de Base em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, depois de tomarem um remédio que teria sido trocado no posto de saúde em José Bonifácio, também na região noroeste paulista.
Segundo familiares, os dois estavam com gripe e foram levados na segunda-feira (6) ao posto de saúde de José Bonifácio, onde moram. Lá, a médica que atendeu os bebês receitou três medicamentos que foram retirados na farmácia do local. Um deles teria sido trocado pela medicação neuleptil, calmante indicado no tratamento de distúrbios do caráter e do comportamento.
Segundo orientações da bula infantil, a administração do medicamento em crianças com menos de 3 anos deve ser realizada somente em situações excepcionais. Em caso de superdosagem, o medicamento pode causar síndrome parkinsoniana gravíssima e coma.
Segundo o pediatra rio-pretense Jorge Selem Haddad Filho, o uso do medicamento errado é perigoso. “Neste caso, a superdosagem poderia ter causado uma parada respiratória. O socorro deve ser rápido, para dar tempo de uma lavagem estomacal ser executada”, diz.
De acordo com Haddad Filho, quem for manipular os remédios às crianças deve ter muito cuidado. “É comum casos de intoxicação causados pela troca de remédios que tem, por exemplo, o mesmo nome, mas um é de uso adulto e outro infantil. Quem manipular o medicamento deve ter muita atenção, ler a caixa, a bula e conferir a dosagem sempre antes de dar o remédio à criança”, explica.
Os gêmeos foram transferidos para o Hospital de Base de São José do Rio Preto no fim da tarde desta quarta-feira (8), onde permanecem internados. Exames e uma avaliação nas crianças constatou, além da sedação, uma intoxicação causada pelo medicamento.
O estado de saúde dos bebês é estável e eles não correm riscos, mas continuam dormindo e vão ficar em observação. A família pretende registrar boletim de ocorrência contra a prefeitura, responsável pelo posto de saúde.

O secretário de saúde de José Bonifácio, Tercílio Francisco do Prado, disse que a troca dos medicamentos será apurada por meio de uma investigação interna e que todos os medicamentos controlados são armazenados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.(G1)

Notícias relacionadas