sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Remédio para doenças cardíacas pode ser usado contra racismo

Medicamento usado para tratar doenças cardíacas pode diminuir atitudes racistas. É o que sugere um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra No teste, foram formados dois…

Medicamento usado para tratar doenças cardíacas pode diminuir atitudes racistas. É o que sugere um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra

No teste, foram formados dois grupos de 18 pessoas. Um deles tomou o Propranolol, o remédio para doenças cardíacas, e o outro, pilulas de farinha, conhecidas como placebo.

Após tomarem os medicamentos, cada participante fez um teste em que palavras negativas e positivas e imagens de pessoas brancas e negras apareciam na tela de um computador.

Baseado no tempo em que cada um demorava para realizar a tarefa, os pesquisadores chegaram às seguintes respostas.

Os que tomaram o Propranolol tiveram menores taxas de racismo implícito do que aqueles que só ingeriram o placebo.

Para os cientistas, além de combater as doenças cardíacas, o remédio também afeta a parte do cérebro envolvida com emoções e medo. E de acordo com especialistas, o racismo é fundamentalmente baseado no medo.

Apesar do resultado, os cientistas afirmam que o Propanolol não é uma pílula contra o racismo, mas seu efeito não deve ser ignorado.

Notícias relacionadas