A Secretaria de Serviços Gerais da prefeitura de Rio Preto encaminhou à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) relatório de atividades realizadas na área de depósito de galhos, próximo ao Instituto Penal Agrícola (IPA).
Segundo o secretário de Serviços Gerais, Paulo Pauléra, as informações enviadas à Cetesb são referentes às solicitações feitas pelo órgão, no dia 30 de junho. “Abafamos os focos de incêndio, com o uso de caminhão-pipa e com duas máquinas de esteira”, conta, lembrando que o local era alvo constante de queimadas, o que causava transtorno, principalmente, por causa da fumaça e da fuligem.
A área de depósito de galhos tem 11 alqueires, sendo que oito estão ocupados por galhos e outros entulhos. Para controlar a entrada de terceiros, dois fiscais com rádio de comunicação foram deslocados para a área. O local só pode receber resíduos provenientes de vegetação e podas de árvores. “A área agora fica fechada após as 17 horas, de segunda à sexta-feira, com correntes e cadeados”, disse o secretário.
Nos próximos dias, representantes da Cetesb e Polícia Militar Ambiental devem retornar à área para atestar o cumprimento das determinações, por parte da Secretaria de Serviços Gerais.