O anúncio dos relatores das medidas que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento será feito na quinta-feira (22), segundo informou o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Hoje, ele conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto. “Informei [ao presidente] que estamos construindo uma boa relação tanto com os que apóiam quanto com os que são de oposição”.
O deputado afirmou que é natural que o presidente da República tenha interesse no tramite do PAC, assim como a população, principalmente “sabendo que há uma proposta que veio do Executivo e que depende agora da Câmara federal”.
Para Chinaglia, talvez não seja possível votar o PAC antes de 19 de março. A data é o limite para que as medidas comecem a trancar a pauta da Câmara. O deputado disse que está fazendo uma relação de outras medidas provisórios que podem trancar a pauta antes de 19 de março, mas crê que seja possível impedir isso.
O deputado disse que serão indicados relatores da base e da oposição. “É democrático que todos que tenham representação no Congresso peguem relatorias. Isso, além de ser uma convicção minha como presidente também foi compromisso durante a campanha. E creio que todos ali representam parcelas da população e trabalham pelo país”.
Chinaglia afirmou que é natural a disputa política entre oposição e governo, mas não crê que isso vá levar a um relatório fora do que é razoável, contra o interesse do país.