O Departamento de Trânsito da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços da Prefeitura de Votuporanga conclui nesta semana a instalação de uma nova placa de estacionamento para motos e bicicletas determinando o uso do local apenas entre 8 e 18 horas. “Ou seja, somente neste período é que o local ficará exclusivo para os veículos de duas rodas, no restante do dia, todos os veículos poderão estacionar”, explica o diretor, Marcelo Marin Zeitune.
O primeiro lugar em que a novidade foi implantada foi no estacionamento que fica na rua Tietê, entre as ruas Amazonas e Pernambuco. Em seguida, o departamento vai instalar as placas na rua Alagoas, Pernambuco e Amazonas, e na Praça Fernando Costa, em frente ao Teatro Municipal.
Segundo Zeitune, o local foi escolhido para teste porque no período noturno “não víamos motos e sempre encontramos uma demanda grande de automóveis ali estacionados”.
No centro da cidade existem atualmente 1.042 vagas reservadas, exclusivamente para motocicletas e bicicletas. Devido ao forte crescimento da frota destes veículos, que totalizam 16.504 motos, segundo dados da Ciretran, no período noturno estas vagas ficam ociosas em vários locais e os automóveis que necessitam estacionar estão proibidos.
“Os estacionamentos de motos são criados para organizar as vagas e atender a solicitação de comerciantes e usuários do centro, pois após a implantação da Área Azul, estes veículos estão isentos do pagamento desde que estejam nos estacionamentos exclusivos para eles”, afirma.
A multa para quem estaciona irregular neste local é de R$ 53,20, o motorista leva três pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pela infração classificada como leve, e ainda, tem o veículo removido.