Nesta quinta, 03, vinte e dois prefeitos das regiões de Rio Preto,Araçatuba, Barretos e Fernandópolis assinaram o termo de adesão ao Programa Creche Escola, lançado em setembro pelo governador Geraldo Alckmin. O evento ocorreu na Associação de Municípios da Araraquarense – AMA, no município de São José do Rio Preto.
Estavam presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, Afonso Carrijo, representando o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald e o presidente da AMA, prefeito de Álvares Florence, Alberto César de
Caires.
Foram convidados para a assinatura do termo de adesão ao programa Creche Escola, os municípios da região de Rio Preto: Ipiguá, Nipoã, Novais, Onda
Verde, Palmares Paulista, Ubarana, União Paulista e Zacarias.
De Araçatuba: Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, Guzolândia, Luiziânia, Nova
Independência, Pereira Barreto, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci e
Valparaíso. De Barretos: Altair, Embaúba e Severínia. E da região de Fernandópolis: Riolândia e São Francisco.
“Alckmin diz que governar é escolher, nada mais justo que priorizar municípios por critério social. O Governo de São Paulo vai investir, em média, R$ 250 milhões por ano para a construção de Creches”, afirmou o secretário Rodrigo Garcia, que completou: “Até março de 2012 outros 200 municípios serão incluídos no Creche Escola, que é um programa importante para a construção de um Estado melhor.”
O prefeito de Álvares Florence e presidente da AMA, Alberto César de
Caires elogiou a ação. “A AMA é uma entidade que trabalha em prol dos
municípios da região. Estivemos com Rodrigo Garcia reivindicando melhorias. Hoje é um grande dia com o lançamento das Creches na nossa região.”
Creche Escola é um programa do Governo do Estado realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014 por meio da transferência de recursos para construções, reformas,
ampliações e aquisições de equipamentos.
Em contrapartida, o município deverá comprovar a existência de imóvel de
sua propriedade, apresentar o plano de trabalho da unidade de Educação Infantil e se comprometer a custear as despesas para o funcionamento da creche.
Sobre o Programa
O secretário Rodrigo Garcia esteve no dia 26/09, no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Geraldo Alckmin e o secretário de estado da Educação, Herman Voorwald, para a assinatura do decreto instituindo o Programa Creche Escola, que será desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios para ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.
Na primeira etapa do programa, serão atendidas 160 cidades selecionadas
com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Fonte:Assessoria de Imprensa