A região de cobertura do sbtinterior.com, que representa 202 cidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, ultrapassou a marca de mil mortes provocadas pela covid-19 neste fim de semana.
Até a manhã desta segunda-feira (11), o noroeste e oeste paulista registravam 1.053 casos confirmados do novo coronavírus pelas prefeituras da região, com 54 mortes oficializadas em 21 cidades.
Segundo levantamento feito pela reportagem do sbtinterior.com, com base em dados oficiais das prefeituras, as três cidades com mais casos confirmados de covid-19 são Rio Preto (308), Araçatuba (83) e Jaci (75). A cidade com mais mortes também é São José do Rio Preto, que contabiliza 10 óbitos confirmados, seguida de Presidente Prudente (7) e Presidente Venceslau (6).
Há, ainda, outras cinco cidades com três óbitos confirmados em cada uma delas: Araçatuba, Catanduva, Lucélia, Mirandópolis e Penápolis.
Com o crescente número de casos em todo o estado, principalmente no interior, o governador João Doria decidiu prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. O comércio segue fechado, priorizando o funcionamento somente de atividades essenciais.
A DOENÇA
A covid-19 causa doença respiratória pelo agente coronavírus. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.
A transmissão ocorre por espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo (aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.
Os sintomas do novo coronavírus são febre, tosse seca, dificuldade para respirar, além de dores, corrimento e congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:
• Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.
• Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
• Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel.