Dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) revelam que a região de São José do Rio Preto teve uma queda de 42% nas mortes no trânsito, na comparação entre os meses de dezembro de 2020 e 2021. Foram registradas 21 ocorrências de acidentes fatais no último mês do ano passado, contra 36 no mesmo período do ano anterior.
Em relação a todo Estado de São Paulo houve uma queda de 0,4% no número de mortes no trânsito entre os anos de 2020 e 2021. No ano retrasado, foram contabilizados 4.864 óbitos por acidentes de trânsito e no ano passado, 4.844.
Segundo o levantamento, os acidentes com vítimas envolvendo carros, pedestres e ciclistas diminuíram em todo o estado. Mas os acidentes envolvendo motociclistas aumentaram em 4,1%. Em 2020, foram registrados 1857 acidentes de motos com vítimas, em comparação a 1.934 acidentes ocorridos no ano anterior.
Com enfoque de preservar cada vez mais a vida das pessoas o Governo do Estado de São Paulo criou o programa titulado Respeito à Vida, gerenciado pela Secretaria de Governo por meio do Detran-SP, que busca mobilizar a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização
Diversas medidas têm sido adotadas para reduzir a mortalidade nas rodovias do Estado de São Paulo. Entre elas três em destaque:
– Velocidade no atendimento:
A redução no tempo de atendimento às vítimas de acidentes até chegar ao hospital mais próximo pode reduzir a mortalidade em até 60%.
-Iluminação em trechos urbanos:
Estudos indicam uma redução de 60% em acidentes fatais nos trechos urbanos de rodovias que foram iluminadas.
– Cinto de segurança no banco traseiro:
Essa prática é de extrema importância e vem sendo estimulada por meio de campanhas educativas e fiscalização, uma vez que estudos indicam redução de mortalidade em torno de 25% para ocupantes do banco traseiro e 45% para os bancos dianteiros.