quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Região registra 505 casos de Covid em escolas desde janeiro

A região de Rio Preto registrou 505 casos de coronavírus nas escolas desde janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 22, pela Secretaria da Educação do Estado de São…

A região de Rio Preto registrou 505 casos de coronavírus nas escolas desde janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 22, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) e apontam uma redução das contaminações a partir do avanço da vacinação no Noroeste Paulista.

Os dados do Painel Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19), apontam que na Diretoria de Ensino de Rio Preto, que abrange 12 cidades, de janeiro até 22 de outubro, foram registrados 164 casos de coronavírus nas escolas. A maioria deles em servidores.

A Diretoria de Ensino de Rio Preto foi a que mais teve professores, alunos e funcionários contaminados na região. Os dados mostram que das 164 pessoas das escolas contaminadas, 55 eram alunos, 102 servidores e 7 eram profissionais terceirizados. Os dados levam em consideração escolas estaduais e particulares.

Diferente de Rio Preto, os dados das Diretorias de Ensino de Catanduva, José Bonifácio, Fernandópolis e Votuporanga correspondem ao período, de janeiro a setembro de 2021. Na Diretoria de Ensino de José Bonifácio, por exemplo, foram 102 casos confirmados, sendo 35 alunos, 65 servidores e 2 profissionais terceirizados.

Já na Diretoria de Ensino de Catanduva, foram 99 casos confirmados, sendo 43 alunos, 52 servidores e quatro profissionais terceirizados contaminados. Enquanto na Diretoria de Ensino de Fernandópolis, foram 73 casos positivos, sendo 32 alunos, 38 servidores e 3 profissionais terceirizados.

Votuporanga foi a Diretoria de Ensino com menos casos confirmados na região, com 67 casos positivos. Foram 22 alunos contaminados e 45 servidores, entre janeiro e setembro.

Os dados mostram que com o avanço da vacinação contra a Covid-19, houve redução do número de contaminados. “A elaboração do Painel Simed foi possível após a análises do sistema de monitoramento e o cruzamento de dados do sistema da Seduc com os registros do e-SUS Notifica ou Sivep-Gripe do Ministério da Saúde. Foi um trabalho minucioso com todo cuidado para que as informações divulgadas refletissem a realidade dos dados”, disse o secretario estadual de educação, Rossieli Soares.

Ele ainda explicou que os dados do Painel Simed serão atualizados diariamente e a ferramenta vai permitir também interação com o usuário. “A atualização será diária, com o cruzamento de dados entre o Painel e os sistemas do governo federal. O internauta vai acompanhar quando ocorreu a modificação, em uma área publicada no topo da página. A interação vai além da exibição dos números. Quem consulta a página e percebe alguma inconsistência, pode encaminhar a sua contribuição ou dúvida para a Seduc”, disse.

Retorno presencial
A partir do próximo dia 3 de novembro, o Estado não adotará mais o distanciamento nas escolas estaduais. Com isso, 100% dos alunos deverão voltar a frequentar as aulas presenciais nas escolas estaduais, visto a obrigatoriedade imposta pelo governo estadual, desde de 18 de janeiro. Em Rio Preto, a prefeitura disse que o retorno das atividades presenciais continua opcional.

Notícias relacionadas