domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Região reduz ocupação de leitos, mas deve seguir na fase laranja

Número mágico A região cravou nesta segunda-feira (24) o índice de 74,3% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, número que poderia transportá-la para a fase amarela do Plano…

Número mágico
A região cravou nesta segunda-feira (24) o índice de 74,3% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, número que poderia transportá-la para a fase amarela do Plano SP de flexibilização da economia. Com isso, elevaram-se as expectativas de que forças políticas locais consigam convencer o governo estadual a antecipar para a próxima sexta-feira (28) reavaliação da DRS de Rio Preto, que soma102 municípios. Pela regras atuais, a reclassificação para cima só ocorre a cada 14 dias.

Sem chance
No entanto, até o momento, a gestão do governador João Doria (PSDB) se mostra decidida a não mudar as regras do jogo. Em entrevista ao DLNews na tarde desta segunda (24), o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), foi categórico ao afirmar que a cidade só tem a perspectiva de avançar no plano a partir da avaliação de sexta-feira (4).

Internações
Segundo o secretário, além da taxa de ocupação de leitos, tem ainda a questão das internações que precisam ser equalizadas. Na última semana, o aumento foi de 7,9%. Esse percentual, segundo Vinholi, continua mantendo a região na fase laranja. Além do mais, afirma ele, até agora não ocorreram exceções no Plano SP.

Ideia da Acirp
A ideia de uma reclassificação antecipada para a região diante da queda de ocupação dos leitos de UTI partiu da Acirp na última sexta-feira (21), quando foi feito o anúncio de que a região permaneceria na fase laranja. A entidade solicitou ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que levasse o pleito ao governo do Estado.

Não falou
O DLNews questionou a posição do prefeito Edinho Araújo sobre o assunto nesta segunda (24), por meio de sua assessoria de imprensa, mas não obteve resposta.

Siga a regra
O governo do Estado diz que “está notificando” a Prefeitura de Votuporanga para que cumpra o Plano SP de flexibilização da economia. Isso porque o prefeito João Dado (PSD) decidiu, por conta e risco, colocar a cidade na fase amarela.

Rebelou-se
Dado publicou decreto logo após o anúncio pelo governo estadual de que a região permaneceria na fase laranja. Pela novas regras adotadas, o município permitiu a abertura, entre outros serviços, de restaurantes, bares, academias e salões de beleza.

É oficial
Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), a notificação do Estado é um documento oficial, que foi encaminhado também ao Ministério Público. Pelas regras, as prefeituras têm autonomia para tomar medidas mais restritivas do que as determinadas em cada fase do Plano SP, mas não podem fazer o contrário. Até agora, o MP tem agido e a Justiça tem mantido os prefeitos rebeldes na linha .

Notícias relacionadas