O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (22) que a região de Rio Preto continuará na fase laranja do Plano SP, apesar do aumento de ocupação de leitos de UTI na região.
Mesmo no laranja, a região terá lockdown a partir das 20h todos os dias e também aos finais de semana, como vai ocorre em todo o Estado de São Paulo. As medidas serão aplicadas a partir de segunda-feira (25).
Todas as cidades, inclusive a capital paulista, deverão entrar na fase vermelha durante os fins de semana e feriados e das 20h às 6h durante a semana. A medida valerá até o fim de semana de 7 de fevereiro. Com isso, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar.
Outras medidas foram anunciadas, como suspensão de cirurgias eletivas e adiamento da volta às aulas presenciais.
O índice de internados nas UTIs da região está em 74,7%. Em duas semanas, o índice passou de pouco mais de 60% para o atual índice. Rio Preto fica, no entanto, às portas do vermelho, já que o Estado reduziu para 75% o limite máximo de ocupação para a região não cair.
Apenas em Rio Preto, mais de 43 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença. O número de mortes cresce diariamente. Nesta quinta, a cidade chegou a 1.002 óbitos desde março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou se tratar de uma pandemia.
No vermelho
Já Olímpia, que pertence à regional de Barretos e estava no amarelo, foi reclassificada no vermelho, fase mais restritiva do Plano SP, o que impactará diretamente no funcionamento dos parques aquáticos.