Cirurgia de redução do estômago pode ajudar a diminuir as chances de diabetes tipo 2. A conclusão é de um estudo britânico publicado em uma revista médica especializada na doença.
O diabetes tipo 2 é um problema de saúde comprovadamente relacionado à obesidade. Quanto mais gorda a pessoa, maior a chance de desenvolver o problema.
O estudo sobre a cirurgia bariátrica acompanhou 2 mil, 167 adultos obesos que passaram pela operação. E outros 2 mil, 167 obesos que não realizaram o procedimento.
Entre os pacientes operados, só 38 desenvolveram diabetes tipo 2. O número foi quase 5 vezes maior entre os adultos que não reduziram o estômago: 177 deles apresentaram o problema.
Hoje, na Inglaterra, só pessoas com Índice de Massa Corporal acima de 35 têm indicação cirúrgica, mas o Instituto Nacional de Saúde está analisando a possibilidade de ampliar a recomendação para ajudar a reduzir as taxas de diabetes tipo 2.
De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, mais de 350 milhões de pessoas em todo o mudo tem diabetes. Eles precisam monitorar constantemente o nível de açúcar no sangue.