A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibilizou recentemente os boletins de resultados por escola participantes do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O Saresp tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
A avaliação foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2012 e contou com a participação dos alunos do 3º ano e 5º ano das escolas municipais de Jales que realizaram provas de Língua Portuguesa e Matemática. Além da rede estadual de ensino, participaram 3.296 escolas municipais de 530 municípios, uma adesão de 89,9% das redes municipais.
Além dos dados de cada escola são fornecidos os resultados da rede estadual como um todo, das redes municipais e da diretoria de ensino. Os resultados do SARESP 2012, relativo ao município de Jales, foram considerados positivos pela secretária municipal de Educação, professora Simone Volpon Vargas Aranda. “O SARESP é um instrumento importante que mostra o desempenho de nossas escolas e nos permitem estabelecer metas para melhorar cada vez mais a educação do nosso município. Os bons resultados mostram que estamos no caminho certo”.
Como já vinha ocorrendo nos últimos anos, os resultados obtidos pelas escolas pertencentes à rede municipal de Ensino de Jales, cujas médias ficaram acima da notas obtidas pela rede estadual, foram superiores à média alcançada pelas demais redes municipais do estado de São Paulo.
Na avaliação de Língua Portuguesa, para os alunos do 5º ano, as escolas municipais de Jales obtiveram 221,1 pontos, enquanto a média das escolas estaduais foi de 197,6 pontos e a média das demais redes municipais foi de 200,1 pontos. Já na avaliação de Matemática, também para os alunos do 5º ano, as escolas municipais jalesenses alcançaram 238,2 pontos, enquanto a rede estadual obteve 207,6 pontos e as redes municipais do estado obtiveram média de 209,4 pontos. Na disciplina de Língua Portuguesa o melhor desempenho foi obtido pela EM “Profª Maria Olympia Braga Sobrinho”, com médias de 239,8 pontos. Já em Matemática o destaque foi para a escola “Profª Eljácia Moreira” com 263,9 pontos.
O rendimento escolar dos alunos do 3º ano também foi positivo. Para analisar os dados do 3º ano, o desempenho dos alunos foi estabelecido em quatro níveis: Insuficiente, básico, pleno e avançado, sendo que cada um descreve habilidades que os alunos demonstram ter desenvolvido.
Para a secretária municipal de Educação, Simone Aranda, o esforço coletivo dos profissionais ligados a educação e participação da família foram fundamentais para os resultados positivos. “É preocupação da administração municipal investir cada vez mais em uma escola pública de qualidade”.