Hortas nas escolas da rede estadual e crianças com mais contato com o verde.
O secretário da Educação, Herman Voorwald, assinou um termo de cooperação entre o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade) e a Secretaria da Agricultura que prevê a implantação do Projeto Horta Educativa.
Cada uma das 91 diretorias de ensino deverá indicar uma escola para implantação do projeto, que atenderá crianças de 4 a 8 anos. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: caderno de atividades da criança, do educador, do cuidador da horta e da família.
“A ação procura conscientizar os estudantes do seu papel como cidadão. Estamos viabilizando, por meio das hortas, não só a questão da alimentação saudável, mas também a questão da cidadania e da proteção ao meio ambiente. É uma grande ação”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
O Fussesp coordenará a execução do projeto fornecendo material de apoio como ferramentas, sementes, material pedagógico e didático para a implantação nas escolas. A Secretaria da Agricultura deverá elaborar o estudo de viabilidade das áreas nas quais serão implementadas as “Hortas Educativas”, disponibilizando assistência técnica para assuntos relacionados ao projeto.
A Secretaria da Educação será responsável por disponibilizar o cuidador da horta para cada unidade escolar e encaminhar ao Fussesp relatório das atividades executadas.