Representantes de diversos segmentos da Saúde e Assistência Social tiveram a oportunidade de conhecer “in loco” na última sexta-feira, 08, o funcionamento do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
Durante o encontro, a coordenadora do Centro, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo, expôs que a capacidade do local é de atender até 30 pacientes por dia e reforçou que o trabalho no CAPs é realizado através de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e no meio ambiente, além de estimular o auto cuidado.
“O CAPS tem o objetivo de oferecer tratamento para as pessoas portadoras de transtorno mental severo e trabalhar para inseri-lo na sociedade. Nosso Centro possui uma política anti-manicomial que preconiza a redução do número de leitos psiquiátricos nos hospitais e a organização da rede de atendimento psicossocial”, explicou. Ainda, segundo a coordenadora, essa rede irá cuidar do paciente desde a atenção básica até a sua reinserção social.
Para receber atendimento, o paciente deve ter 18 anos ou mais e pode ser encaminhado por uma ESF – Estratégia de Saúde da Família – ou, simplesmente se dirigir até a unidade com seus documentos pessoais e acompanhado por um familiar ou responsável para que seja agendado o atendimento.
Participaram do encontro, representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento e Promoção Social; CRAS; CREAS; psicólogos e assistentes sociais da secretaria municipal de Saúde; coordenadores dos ESF`s; Santa Casa de Jales; Fórum; SAMU; UPA; Casa do Migrante; Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Saúde; AME; Ambulatório de Saúde Mental; NGA 24 de Jales; ARR e enviados dos municípios de Vitória Brasil e Pontalinda.
O CAPS funciona na Rua 07, 2957, no Centro em Jales. O telefone para mais informações é o (17) 3621.4811.