A Record deixou de exibir o comercial do creme para hemorroidas Proctan que mostrava um reto gigante em chamas. Desde ontem (11), a emissora veicula outra versão, menos chocante. A propaganda de 30 segundos é praticamente a mesma, porém no lugar do reto pegando fogo foi colocado um corpo virtual com o ponto onde o medicamento supostamente atua.
Outro comercial do creme, que foi ao ar no final de janeiro, também impressionou o público. Sem qualquer sutileza, a propaganda de 15 segundos falava em “coceira no *”, enquanto mostrava imagens de uma privada e rolos de papel higiênico (veja vídeo abaixo). A palavra “ânus” foi substituída por uma onomatopeia, mas isso só aumentou o espanto de telespectadores.
“Antes de consultarem um médico, muitas pessoas com coceira no * acreditavam que era por falta de higiene. Atenção: eram hemorroidas”, dizia o locutor da chamada. No dia 31 de janeiro, surgiu uma nova versão da mesma peça. “Coceira no *” foi substituída por “dores ao evacuar”.
O medicamento é vendido pelo laboratório mexicano Genomma Lab, anunciante exclusivo da Record. Os produtos da empresa aparecem até 45 vezes em um único programa. Ao longo de 2014, a Genomma veiculou 28.043 comerciais na emissora com um desconto de 98% sobre a tabela. Pagou à Record R$ 60 milhões por um volume de propaganda que valeria mais de R$ 3 bilhões.
A Genomma comercializa medicamentos que não precisam de receita médica. Boa parte dos produtos tem sua produção terceirizada no México. Assim, é mais uma empresa de propaganda do que um fabricante propriamente dito. A maioria de seus comerciais é feita em produtora própria.
A Record não se manifesta ao Notícias da TV. Assista ao comercial com reto gigante em chamas: