Um bebê recém-nascido com aproximadamente duas horas de vida foi abandonado no lixo e encontrado por um morador em situação de rua em Bertioga no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta terça-feira (4), o bebê foi levado ao Hospital Municipal com vida, ainda preso à placenta e ao cordão umbilical. Ele passou por avalição médica e está bem. A Polícia Civil investiga o caso.
O recém-nascido aparentava ser prematuro, segundo o médico Bruno Chehade Pereira, que o atendeu. O menino foi jogado em uma lixeira na Praça Vicente Molinari, na região central da cidade, onde ficam os prédios do Hospital e Pronto-socorro municipal. Ele foi encontrado na madrugada de segunda (3).
“É triste uma situação dessa. Até passa pela cabeça adotar essa criança. Na hora, a gente fica pensando como uma mãe pode em sã consciência ou em outro estado mental [consegue] abandonar uma criança indefesa? Não sei as condições mentais e financeiras dela [da mãe], mas é muito triste uma situação dessa”, desabafou Chehade.
O profissional confessou ao g1 que chegou a desconfiar que o bebê poderia ser filho do homem em situação de rua que o levou à recepção, mas disse ter percebido que a placenta estava suja de lixo.
Após o atendimento, o médico que estava em plantão na emergência do hospital publicou uma foto com o bebê ao lado da equipe, e afirmou que o recém-nascido não corre risco de morrer.
Chehade explicou, no entanto, que o bebê permanecerá internado para exames e para ganhar peso. “Graças ao ótimo trabalho de toda nossa equipe, ele recebeu todos os cuidados necessários no momento do acolhimento e, agora, encontra-se em estado estável, sem risco de vida”.
“É impossível não se emocionar em uma situação dessas, são momentos como esse que tornam essa profissão tão especial. Mais uma vida salva”, publicou.
Investigação
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), uma funcionária do conselho tutelar de Bertioga foi até a Delegacia Seccional de Policia da cidade e afirmou ter sido notificada pelo hospital sobre um recém-nascido abandonado em uma lata de lixo.
A SSP-SP acrescentou que a Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como exposição ou abandono de recém-nascido.
Segundo afirmado ao g1 pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga, o bebê está sendo atendido no Hospital Municipal e logo que receber alta será encaminhado para um abrigo.
A pasta ressaltou que a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Ministério Público (MP) foram acionados sobre o caso. Ainda segundo a secretaria, a pasta aguarda a determinação judicial para realizar o acolhimento institucional.