sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Receita Federal suspende mais de oito milhões de CPFs

Mais de oito milhões de pessoas tiveram seus CPFs suspensos. Os documentos são de pessoas que não apresentaram a Declaração de Isento ou do Imposto de Renda nos últimos dois…

Mais de oito milhões de pessoas tiveram seus CPFs suspensos. Os documentos são de pessoas que não apresentaram a Declaração de Isento ou do Imposto de Renda nos últimos dois anos. A suspensão também acontece em caso de duplicidade ou morte do portador. Levantamento feito pela Receita Federal revela que, em 2007, dos documentos suspensos 26,89 por cento estão em São Paulo, o que representa mais de dois milhões de CPFs. Em seguida aparecem Minas Gerais com quase 900 mil e o Rio de Janeiro. O estado onde houve o menor número de ocorrências foi o Amapá, com 29 mil suspensões. O secretário Nacional da Receita, Joaquim Adir, fala das conseqüências de ter o CPF suspenso.

Aqueles que deixam de entregar a declaração e que, por isso, tem o seu CPF suspenso fica impedido de abrir conta em banco, tirar passaporte, participar de concurso público, receber benefícios da previdência. Então, de um modo geral passam a ter a sua vida financeira dificultada.

Quem teve o CPF suspenso ou colocado na condição pendente de regularização pode solucionar o problema a qualquer tempo. Os isentos devem ir ao Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios. Será cobrada uma taxa de cinco reais e cinqüenta centavos. Os demais contribuintes devem apresentar as declarações de Imposto de Renda atrasadas para regularizar a situação. Para saber se está com o CPF irregular, basta acessar o site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br.

Notícias relacionadas