sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Reajuste do seguro-desemprego para quem ganha mais que o mínimo fica menor

Governo muda cálculo e reajuste do seguro-desemprego fica menor. Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Codefat, determinou que as faixas acima do salário mínimo…

Governo muda cálculo e reajuste do seguro-desemprego fica menor.

Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Codefat, determinou que as faixas acima do salário mínimo passem a ter como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, que é calculado pelo IBGE.

No ano passado, a referência foi o piso nacional e todas as faixas do benefício tiveram aumento de 14 por cento. Neste ano, por causa da mudança, o valor mínimo do seguro subiu 9 por cento e foi para 678 reais, igual ao salário mínimo.

Mas as faixas superiores tiveram o reajuste do INPC, que foi de 6,2 por cento. Com isso, o valor máximo da parcela do seguro-desemprego passou para mil 235 reais.

Segundo o Ministério do Trabalho, a alteração no cálculo foi feita para deixar a fórmula de reajuste do benefício dado para quem perde o emprego igual à adotada pela Previdência Social.

Notícias relacionadas