A banda Rammnstein lançou nesta quinta-feira (28) o clipe de “Deutschland”, seu novo single. O vídeo despertou críticas desde esta quarta (27), quando um teaser foi divulgado, por fazer alusão ao nazismo e ao holocausto na Alemanha.
O clipe tem pouco mais de 9 minutos e passa por diferentes eras da história da Alemanha, inclusive o Terceiro Reich. Uma das cenas mais controversas mostra os membros da banda vestidos como judeus em um campo de concentração sendo enforcados.
Em entrevista ao jornal alemão Bild, o encarregado do governo alemão para o combate ao antissemitismo, Felix Klein, condenou a cena. “É uma exploração de mau gosto da liberdade artística”, afirmou. “Se fossem canções contra o ódio aos judeus, eu ficaria positivamente surpreso”, continuou.
O presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Josef Schuster, também criticou a banda. “Quem usa o Holocausto para fins de marketing age de forma desprezível e imoral”, disse, segundo o jornal Deutsche Welle.
A cena em que os músicos são enforcados já aparecia no teaser liberado ontem, mas o vídeo divulgado nesta quinta mostra o desenvolvimento dela: os judeus se unem e assassinam os guardas da prisão, vestidos com uniforme nazista.
“Deutschland” é o primeiro single do novo álbum do Rammstein, que marca a volta da banda após quase 10 anos. O disco, ainda sem nome, sai em 17 de maio.