quinta, 3 de julho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rajadas de vento derrubam arena de eventos

Os fortes ventos na manhã desta segunda-feira (23) no litoral de São Paulo provocaram o desabamento de uma tenda de eventos em Bertioga, na Baixada Santista. No mesmo município, uma placa de uma agência bancária caiu sobre um carro estacionado. Já em Santos, também houve registro de quedas de galhos de grande porte, com rajadas de vento de até 63 km/h.

A Defesa Civil do Estado havia alertado, no domingo (22), para a chegada de uma frente fria em todo o território paulista. “Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores, entre outros”, informou a pasta.

Arena desabou

Em Bertioga, a tenda da Arena Albatroz cedeu durante a manhã. A prefeitura informou que ninguém ficou ferido e que técnicos da administração, da Defesa Civil e da empresa responsável pela montagem da estrutura realizam vistorias no local.

Ainda segundo o município, a área foi isolada por equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM), e o acesso permanece restrito por segurança. As causas do desabamento estão sendo apuradas, e uma perícia foi solicitada pela prefeitura.

A administração destacou que a estrutura está dentro do período de garantia contratual e que os reparos não devem gerar prejuízo ao município. A Defesa Civil de Bertioga acrescentou que os ventos podem continuar ao longo do dia, com rajadas de até 65 km/h por volta das 8h30.

Também em Bertioga, uma placa de sinalização do Banco Santander, na Avenida Anchieta, caiu sobre um veículo estacionado. Ninguém se feriu. Em nota, o banco informou que “está ciente do caso e tomando todas as providências cabíveis”.

Santos tem rajadas de 63,8 km/h

Em Santos, a prefeitura registrou queda de galhos de grande porte na Avenida Siqueira Campos, no bairro Macuco. A Defesa Civil local informou que os ventos chegaram a 63,8 km/h. Equipes da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) foram acionadas para remover os resíduos vegetais ainda nesta manhã. Houve também queda de galhos na Praça Palmares.

Mongaguá

Em nota, a Defesa Civil de Mongaguá registrou cinco quedas de árvores e o destelhamento de uma residência nesta segunda-feira (23), devido aos ventos que chegaram a 63,8 km/h.

Também foi constatada a queda de parte do muro de uma quadra esportiva interditada no bairro Vera Cruz. Equipes seguem monitorando a cidade e reforçam orientações de segurança à população.

Já as prefeituras de São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá informaram que, até o momento, não houve registros de ocorrências relacionadas ao mau tempo.

Alerta

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, no domingo, um alerta para temporais e frio intenso ao longo da semana. Segundo o órgão, uma frente fria avança sobre o estado e deve provocar chuvas, ventos fortes e até granizo a partir desta segunda-feira. A expectativa é de queda nas temperaturas entre terça (24) e quarta-feira (25), com mínimas de até 12°C na Baixada Santista.

“Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso”, destacou o órgão.

Em caso de tempestades, a recomendação é evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores, manter distância de janelas e estruturas metálicas, e permanecer em local seguro até que a instabilidade climática passe.

Notícias relacionadas