domingo, 27 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Raios matam mulher e deixam três feridos

Uma mulher morreu e três homens ficaram feridos depois que dois raios atingiram a região de Novo Horizonte no início da tarde de ontem. As descargas elétricas aconteceram ao mesmo…

Uma mulher morreu e três homens ficaram feridos depois que dois raios atingiram a região de Novo Horizonte no início da tarde de ontem. As descargas elétricas aconteceram ao mesmo tempo, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. Chovia forte. Em uma fazenda em Vale Formoso, subdistrito de Novo Horizonte, os trabalhadores rurais Sebastião Vasconcelos, 68 anos, Leandro Moreira, 29 anos, e Rosinete Rodrigues de Deus, 29 anos, preparavam a terra para o plantio quando resolveram descansar embaixo de uma árvore e se proteger da chuva. Neste momento, Rosinete foi atingida por um raio e morreu no local. Os outros dois trabalhadores foram socorridos por moradores da fazenda e levados à Santa Casa de Novo Horizonte, onde passaram por exames e estão em observação. No hospital, a informação é a de que eles não correm risco de morte.

Assim que soube da notícia, Valdir Vasconcelos foi visitar o pai no hospital. “Ele contou que foi tudo muito rápido. Que estava uma chuva bem fraca e ele deixou o trator e foi tomar café com as outras pessoas que se abrigavam embaixo da árvore. Quando estavam lá, veio um clarão muito forte e a Rosinete caiu”, diz Valdir. “Ele está bem, mas ainda sente pequenos choques pelo corpo.” Momentos depois de ser acionado para atender a ocorrência, o Corpo de Bombeiros da cidade recebeu outro chamado. Desta vez, um raio atingiu um homem na rua Jamil Jacob, Jardim Esplanada, em Novo Horizonte.

De acordo com a corporação, Antonio Carlos Fermino da Silva, 36 anos, estava na calçada, embaixo de uma árvore, quando recebeu parte da descarga elétrica. Ele foi socorrido à Santa Casa da cidade, examinado por médicos e não corre risco de morte. O Corpo de Bombeiros acredita que o raio tenha atingido a árvore. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o número de mortes por raios no Brasil em 2008 foi o maior da década. Foram 75 mortes, contra 47 em 2007. Por grupos de pessoas e locais, a maior incidência de descargas elétricas foi com homens adultos na zona rural, cerca de 30% dos casos. São Paulo vem em primeiro lugar com 20 casos, seguido pelo Ceará, com sete, Minas Gerais e Alagoas, com seis casos e Rio Grande do Sul, com cinco.

Notícias relacionadas