domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Raí faz L de Lula em premiação de melhor jogador do mundo

O ex-jogador de futebol Raí fez um gesto em apoio ao candidato à Presidência Lula (PT) na entrega do prêmio Bola de Ouro de futebol, nesta segunda-feira (17). A homenagem…

O ex-jogador de futebol Raí fez um gesto em apoio ao candidato à Presidência Lula (PT) na entrega do prêmio Bola de Ouro de futebol, nesta segunda-feira (17). A homenagem ocorreu durante o trecho da premiação que relembra seu irmão o também ex-jogador Sócrates, morto em 2011.

Raí, que é tetracampeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, entregou o prêmio que leva o nome Sócrates, criado pela organização da Bola de Ouro para premiar jogadores comprometidos a projetos sociais.

Em seu discurso, o ex-meio campista citou a eleição presidencial do Brasil e, em seguida, fez um gesto com a mão que forma a letra L — usada por apoiadores de Lula para se referir ao ex-presidente.

“Teremos uma decisão importante no nosso país daqui alguns dias. Nós sabemos muito bem de que lado ele [Sócrates] estaria. Estaremos todos apoiando ele [Lula]. Importante não somente para o Brasil, mas para o mundo”, disse Raí, antes de entregar o troféu para o jogador Sadio Mané – que venceu na categoria por promover ações sociais no Senegal, seu país.

Lula agradeceu ao gesto em suas redes sociais e disse que estava assistindo a cerimônia.

Raí declarou apoio à candidatura de Lula no dia 13 de setembro, antes do 1º turno da eleição presidencial. Ele afirmou que vota em Lula “porque acredito na democracia, não na tortura, moral que seja”.

Irmão do são-paulino, Sócrates liderou o movimento chamado Democracia Corinthiana, nos anos 1980, quando defendia o alvinegro. Os atletas decidiam questões importantes do time com votações e cobravam a redemocratização do país, que vivia um governo ditatorial comandado por militares.

Em 1984, Sócrates prometeu que deixaria o Brasil caso o então projeto de voto direto fosse derrotado — a chamada Emenda Dante de Oliveira foi derrotada na Câmara e no Senado, o que fez Sócrates sair do Corinthians e jogar na Fiorentina, da Itália.

Notícias relacionadas