sexta, 25 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Rádio Digital chega a Ribeirão Preto, Sertãozinho e São José do Rio Preto

Uma das mais modernas tecnologias de comunicação digital no mundo chega às cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sertãozinho em 2008. Com a licitação ocorrida terça-feira(11),…

Uma das mais modernas tecnologias de comunicação digital no mundo chega às cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sertãozinho em 2008. Com a licitação ocorrida terça-feira(11), na sede da Secretaria de Segurança, as polícias dessas cidades devem ganhar já no segundo semestre do ano que vem computadores de mão e laptops embarcados nas viaturas, além de novo sistema de rádio. A tecnologia já é usada por forças de segurança de países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Com a chegada do sistema nas três cidades, o governo dá prosseguimento ao Projeto Rádios Digitais, que começou a ser implantado no Estado em 2004 e já está em funcionamento na Capital, na Grande São Paulo e em algumas cidades do interior, como Campinas e Santos.

Com o projeto, a polícia substituirá o rádio analógico, usado atualmente, pelo rádio digital, que torna a comunicação muito mais segura, uma vez que é praticamente impossível interceptar as mensagens policiais, que além de não terem ruído, são embaralhadas. Com a implantação, o Estado de São Paulo se torna o primeiro do país a contar com essa tecnologia.

Além do rádio, o projeto também prevê o uso de computadores de mão e embarcados nas viaturas, que permitem, por exemplo, que o policial na rua possa consultar diretamente o cadastro do Detran, para verificar a placa de um carro; o cadastro de identificação, que permite checar se o documento de identidade apresentado é da pessoa; ou o banco de dados criminal, para verificar se a pessoa está sendo procurada pela Justiça.

“Isto constitui um salto de modernidade e qualidade para a polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. “Trata-se de uma ferramenta de vital importância para o aperfeiçoamento do sistema de inteligência”, classificou.

A implantação do projeto nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sertãozinho deve ser feita pelo consórcio SGM, composto pelas empresas Lucent e Tait, e terá um investimento de R$ 15,2 milhões. A licitação para a implantação do sistema nessas cidades ocorreu ontem (11) na sede da Secretaria de Segurança Pública, na Capital. Durante a sessão, o consórcio SGM apresentou o menor preço para o projeto e agora aguarda parecer técnico da Comissão de Licitação para assinar o contrato.

O sistema começará a ser implantado já no início do ano que vem e deve estar em funcionamento no segundo semestre de 2008 nas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

Notícias relacionadas