Um caso de maus tratos a animais chamou atenção no plantão de Rio Preto, ocorrido no bairro Jardim Mugnaini. De acordo com informações do registro policial desta sexta-feira (15), cachorros têm sido deixados abandonados em uma residência desabitada e apresentam desnutrição. A suspeita, no entanto, nega o abandono e o caso será investigado pela polícia.
Policiais militares relataram na Central de Flagrantes que era perto de 8h, quando foram acionados via rádio, devido a um caso de maus tratos a animais. A informação inicial era de que moradores de rua estavam também invadindo o imóvel. Se deslocaram até lá, onde constataram que se trata de uma casa aparentemente abandonada, visto que não tinha energia elétrica, estava suja e não tinha nenhum morador.
O portão e as portas estavam trancadas e, naquele momento, não foi confirmada nenhuma invasão de domicílio. Durante a busca, foi verificado que os animais que ali estavam, sendo sete cachorros e oito gatos, viviam em situação de abandono, sem comida água, cuidados higiênicos básicos, aparentemente desnutridos e se alimentando de fezes.
Enquanto estavam na casa, compareceu uma professora de 33 anos, que alegou “que o imóvel é herança e os animais são de uma tia dela [56 anos], que mora na residência dela. Os animais não estão em situação de abandono, pois os alimentam frequentemente”. A secretaria do Bem Estar Animal de Rio Preto, acionada, enviou uma veterinária (30 anos), que após análise, disse que “diante da situação em que os animais se encontravam, deveria ser tomada providência imediata”.
Não foi possível recolhê-los naquele momento, porém, a professora se comprometeu a cuidar e retirar os animais do imóvel. Ela será acompanhada pela secretaria. A perícia técnica também foi acionada e realizou testes necessários na residência. Conforme mencionado, o caso vai ser investigado pela polícia.