

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 trará duas mudanças importantes: a retomada da certificação do ensino médio para quem ainda não concluiu a etapa e a pré-inscrição automática de todos os estudantes do 3º ano. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (22) pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Segundo o ministro, candidatos que não finalizaram o ensino médio poderão obter o certificado apenas com a realização da prova — sem precisar passar por processos adicionais. Esse modelo de certificação já havia sido adotado entre 2009 e 2016, mas depois foi substituído pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Outra novidade é que todos os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, estarão automaticamente pré-inscritos no Enem. Para confirmar a participação, os alunos deverão acessar a Página do Participante, escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e validar a inscrição.
As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira, 26 de maio, e seguem até 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro.
