segunda, 6 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Quem Não Organiza Se Agoniza

Texto Bíblico: “28. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? 29. Para não…

Texto Bíblico: “28. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? 29. Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, 30. dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar”. (Lucas, 14)

Existe um adágio: “Viva o luxo e morra o buxo”.

Não queira viver de aparência, ostentação,tão menos entrar no mundo do consumismo para se gabar passando tudo de uma grande farsa ou uma vida Fake. É tempo de sermos sinceros conosco mesmo, termos os pés no chão e sermos gratos a Deus por tudo.

“16. sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos”. (Rom.12)

Devemos sonhar alto mas com os pés na sobriedade

Ao pensarmos em planejanento financeiro nada melhor como usar uma boa planilha dosada com organização, coerência, objetivos e metas. Amigo (a) leitor (a) vos deixo cinco dicas para manter o orçamento controlado:

1. Registre todos os gastos – você pode usar a agenda, um bloco de anotações, o smartphone ou uma planilha. Não importa o meio e sim o registro. De outra forma, você sempre será surpreendido com gastos esquecidos;

2. Faça um planejamento dos gastos – saber o que você vai precisar pagar, quando e quanto evita que se gaste esse valor com outras coisas, além de permitir que se provisione a quantia algum tempo antes (usando o 13°, por exemplo);

3. Seja franco na hora de levantar os gastos – criar a ilusão de que vai sobrar mais dinheiro no final do mês ou que a dívida será menor não ajuda o orçamento. Você precisa sempre incluir TODOS os gastos que, de uma forma ou de outra, serão necessários. Deixar de provisionar a compra do tênis novo do filho, embora você já saiba que vai gastar esse valor, cria distorções e pode fazer com se gaste o mesmo valor mais de uma vez;

4. Considere os gastos com o cartão de crédito por parcela e tipo – para saber por quanto tempo uma conta está comprometida (como a de vestuário), lance no controle a parcela mensal conforme o mês que será paga. Assim você sabe até quando uma compra compromete o orçamento e evita novas ocorrências;

5. Evite pagar gastos fixos mensais parcelados – quando as contas de supermercado e farmácia são pagas parceladas criam uma bola de neve, já que você terá o mesmo gasto no próximo mês, mas ainda estará pagando a compra do mês anterior.

Espero que essas dicas sejam úteis lhe ajudando a superar os momentos difíceis na vida financeira.

Lembre-se: Quem Não Organiza Se Agoniza!

DEUS ABENÇOE

Notícias relacionadas