A queima da palha da cana-de-açúcar em Fernandópolis voltou a irritar a população da cidade esta semana. Duas novas queimadas ocorridas na noite de segunda-feira, dia 18, próximo a Usina Alcoeste e na tarde de quinta-feira (21), às margens da rodovia Euclides da Cunha motivou a revolta dos moradores da cidade e a discussão foi para até no Face book.
A queimada ocorrida na segunda-feira foi feita pelo Grupo Arakaki que administra a área de plantio próxima a Usina Alcoeste. A assessoria de imprensa informou que esta queimada poderia ser feita com base em uma autorização dos órgãos ambientais, mas a direção do vento não estava favorável a cidade de Fernandópolis, o que trouxe a fuligem para a área urbana.
A outra queimada realizada na tarde desta quinta-feira foi em uma propriedade administra pela Usina UNP de Meridiano. Segundo informações de funcionários, o fogo foi colocado acidentalmente por pessoas desconhecidas. Esta está sendo a desculpas da Usinas da região quando ocorrem queimadas.
A queima da cana e o excesso de fuligem nas residências motivaram indignação de internautas que usaram uma página de relacionamento para “botar a boca no trombone” e reclamar das situações.
Veja abaixo trechos de discussões sobre o assunto postado no Face book: