Com rompimento de grande parte da galeria do Bairro Santo Expedito, causada pelas fortes chuvas deste começo de ano, uma Estação Elevatória de Esgotos da Sabesp corre risco de desabamento, e caso isso ocorra poderá causar sério risco ao meio ambiente.
Para conter este risco, a equipe de técnicos e funcionários da empresa de saneamento de Jales, já tomou algumas providencias provisórias para evitar o que seria o caos ambiental.
Inicialmente, segundo o gerente da Sabes de Jales, Antônio Rodrigues da Grela Filho, informa que foi feita uma nova canalização, mas um plano B já está sendo providenciado, e seria a remoção da Estação Elevatória para um perímetro de cinqüenta metros acima do local instalado.
Outra media, seria então retirar para um outro local mais distante, cujos projetos já estão em fase de conclusão. Segundo o gerente Dalua, os custos dessas medidas giram em torno de cem mil reais, e garantiriam a preservação do serviço de coleta de esgotos e a preservação do meio ambiente.
A Elevatória de Esgotos, necessariamente tem que ser construída em região de vales, como é o caso do Santo Expedito. Ela foi construída há vinte anos e hoje é responsável pela coleta de duas mil ligações de esgotos da região sul da cidade.
Durante o período das chuvas deste inicio de ano, a equipe de funcionários estão se mantendo em alerta para evitar extravasamento de esgotos e rompimentos de redes. Até o momento todas as situações foram mantidas sob controle, informou Antonio Dagrela.