sexta, 20 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Quatro dias após ataque cibernético, atendimentos de saúde em Rio Preto seguem manuais

Quatro dias após o ataque cibernético que atingiu os servidores da Prefeitura de São José do Rio Preto na última quinta-feira (5), os atendimentos nas unidades de saúde do município continuam sendo feitos manualmente nesta segunda-feira (9).

Segundo a prefeitura, as equipes da Empresa Municipal de Processamento de Dados de São José do Rio Preto (Empro), setor responsável pela tecnologia da informação, estão trabalhando intensamente para restabelecer todos os sistemas.

Serviços Parcialmente Restaurados e Medidas Adotadas

Apesar dos desafios, alguns serviços já foram reativados. O Portal do Cidadão já está em funcionamento, permitindo a emissão de segunda via de documentos e acesso a diversos serviços online. Na área da Saúde, a Telemedicina e o serviço de emergência do Samu (192) também foram restabelecidos.

No entanto, os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem sendo feitos manualmente. A prefeitura informou que os sistemas foram restaurados e os técnicos devem reconectar todos os computadores à rede ainda nesta segunda-feira.

Até as 10h desta segunda, serviços como a compra da Zona Azul, a emissão de nota fiscal e as consultas ao banco de dados eletrônico ainda não estavam disponíveis. Em uma medida para minimizar os transtornos, as multas do estacionamento rotativo aplicadas a partir de quinta-feira foram canceladas.

Investigação Policial em Andamento

A Polícia Civil, por sua vez, recolheu pelo menos um computador com vírus na sede da Empro e realizou perícia nas máquinas para identificar a origem do ataque. Três computadores, no total, foram apreendidos. O laudo da perícia ainda não foi concluído, e as autoridades seguem investigando o incidente.

Notícias relacionadas