Uma pesquisa divulgada neste sábado (28) pelo GPS CNN revela que mais de 58% dos brasileiros são favoráveis à proibição do uso de celulares nas escolas. O levantamento, realizado pelo instituto AtlasIntel, mostrou que 58,6% dos entrevistados apoiam a medida, enquanto 37,7% se posicionaram contra. Outros 3,7% não souberam responder.
O resultado da pesquisa coincide com os esforços do Ministério da Educação (MEC), que está em fase final de elaboração de um projeto de lei que prevê o veto ao uso de celulares nas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, em todo o país. Em fevereiro deste ano, a cidade do Rio de Janeiro já havia implementado uma medida semelhante, proibindo o uso de celulares nas escolas da rede pública municipal.
O estudo também perguntou aos brasileiros qual seria a idade ideal para uma pessoa ter seu primeiro celular. A maioria (66,3%) acredita que a idade apropriada é entre 11 e 15 anos. Outros 23,2% defendem que o primeiro celular seja dado entre 16 e 20 anos, e 10,5% acham que o dispositivo pode ser entregue a crianças entre 6 e 10 anos. Nenhum dos entrevistados indicou a necessidade de esperar até os 21 anos para ter o primeiro celular.
O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024 e ouviu 1.608 pessoas em todo o Brasil. A amostra contou com 55,4% de homens e 44,6% de mulheres. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Com tanta gente apoiando o celular em sala, não surpreende que a qualidade da educação no país seja tão deficiente.