quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Quanto você retira do meio-ambiente?

Perca um minutinho agora e procure lembrar-se das roupas que usa, das embalagens de seus alimentos, do carro que te leva para todos os lugares, do ar condicionado, do chuveiro,…

Perca um minutinho agora e procure lembrar-se das roupas que usa, das embalagens de seus alimentos, do carro que te leva para todos os lugares, do ar condicionado, do chuveiro, da água limpinha que sai da torneira, das árvores que foram arrancadas dando lugar as construções, dos animais expulsos de suas matas, dos aparelhos eletrodomésticos, do ar que respira etc.
O que você dá em troca?
O que voc~e devolve ao meio-ambiente, além do lixo?
Difícil, hein?!

Você está pronto a mudar?

Nossas gerações passadas acreditavam que esse mundo não tinha fim, achavam que a natureza era uma fonte de recursos inesgotável. Anos e mais anos jogando todos os resíduos nos rios, enterrando o lixo no solo, lançando milhões de toneladas de poluentes no ar, desmatando sem nenhum critério, caçando e matando os animais sem necessidade e cada um no seu mundinho, sem uma visão global.

Demoramos a perceber que “estamos todos no mesmo barco”, ou seja, que o planeta é o mesmo pra todos nós. Relembrando a clássica lei da Física: ”Toda ação tem uma reação” a natureza agora vem dando sinais de alerta e as reações estão bem evidentes.

Há tempos diversos cientistas e pesquisadores vêem alertando as diversas comunidades e seus respectivos governantes sobre os impactos causados pela degradação ambiental. O aquecimento global (Efeito Estufa) já é uma realidade e o nosso planeta já vem sofrendo todas as conseqüências. Toda a mídia não para de falar nas previsões negativas para as próximas décadas e a necessidade de mudanças imediatas em nossos hábitos e modo de viver.

Ninguém está pedindo para largar tudo e voltarmos a morar em cavernas. Só estamos pedindo respeito.

Respeito com os animais, com os rios, lagos e mares, respeito com as plantas e as árvores, respeito entre nós, enfim respeito por esse planeta azul que nos tem dado de tudo desde o alimento ao ar que respiramos.

Que bom seria se cada um fizesse sua parte: economia de água, de energia, usasse combustíveis alternativos, controlasse a poluição e desmatamento , reciclasse, plantasse árvores, não jogasse lixo em qualquer lugar, etc. _

Que bom seria!

Se liga, mané!

Exemplos:

– Manezão Motorizado: aquele que bebe uma cerveja ou um refrigerante e atira as latas e garrafas pela janela do carro e ainda acha que está abafando. Provavelmente é o mesmo que recebe panfletos de propaganda nos faróis e os atira logo em seguida pela janela, ou ainda come um determinado alimento e manda embora a embalagem pra fora do carro (custa guardar o lixo e jogar numa lixeira de um posto de gasolina ou no lixo quando chegar em casa?).

– Mané Fumante: além de não respeitar quem não fuma, fumando em lugares públicos fechados, joga as bitucas de cigarro no chão, nos acostamentos (riscos de incêndios), no rio ou na areia da praia e ainda faz pose de intelectual (mas deitar na areia da praia limpinha todo mundo quer!).

– Mané Pescador: pesca com redes e joga todo tipo de lixo no rio e nas suas margens ( o bom pescador pesca com vara, solta os peixes pequenos, obedece a piracema e leva seu lixo pra jogar nas lixeiras).

– Mané distraído: aquele que deixa a torneira o tempo toda aberta enquanto está escovando os dentes ou ensaboando a louça. Tem aquele que esquece da vida e demora meia hora no banho.

– Mané Gastador: é aquele que larga a luz acesa sem ter ninguém naquele cômodo, ou ainda liga o ar condicionado e não mantém as janelas e portas fechadas. Tem aquele que lava a calçada todos os dias ao invés de varrer ou ainda pega uma folha em branco inteirinha pra escrever um recado de duas linhas ou pega o carro pra andar três quarteirões.

– Mané Turista: esse é terrível, é aquele que quer levar como recordações bromélias, orquídeas ou samambaias retiradas da mata, estalactites de uma caverna, uma estrela do mar encontrada no mar e o que é pior, geralmente deixa todo um rastro de lixo por onde passa.

– Mané Predador: quer prender os pássaros em gaiolas e exibi-los como troféu (deixe os animais na natureza, lá é o lugar deles) ou caçar os animais por esporte.

Todos nós cometemos erros e já tivemos algum dia nossos momentos Manés.

Brincadeiras a parte, o mais importante é reconhecer os erros e melhorar nosso modo de viver.

Mudanças não são fáceis, mas com tantas informações e alertas, torna-se imprescindível que tomemos atitude o mais rápido possível. É só refletir um pouco: Que exemplo daremos para nossos filhos? Que tipo de planeta deixaremos as gerações futuras? Como posso melhorar como profissional e como cidadão?

Tendo em vista o grande número de pessoas que espontaneamente demonstra sua preocupação e interesse no assunto, sentimos a necessidade de iniciarmos um movimento de conscientização ambiental dentro da nossa instituição bem como na nossa comunidade.

Notícias relacionadas