quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Quanto tempo e dinheiro estão sendo gastos em jogos?

O mercado de games cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em consequência disso, as pessoas estão gastando muito mais em compras de jogos. Uma pesquisa do ano passado revelou que o…

O mercado de games cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em consequência disso, as pessoas estão gastando muito mais em compras de jogos. Uma pesquisa do ano passado revelou que o consumo de jogos eletrônicos aumentou drasticamente e, desde então, a indústria movimenta bilhões anualmente. São cerca de 2,7 bilhões de jogadores ativos em todo o mundo.

As pessoas gastam, em média, duas horas e meia com jogos diariamente. Além disso, há grandes gastos com adereços para os jogos. Entre os jogos mais apreciados entre os jovens estão os esportes virtuais com Bitcoin , que fazem muito sucesso nos cassinos online.

O perfil dos jogadores

Entre 4 mil pessoas, 84% delas afirmam terem o hábito de jogar através de seus celulares. Os aparelhos mais usados são os dispositivos móveis, os consoles, e os PC´s. Os jogos mais jogados nesses dispositivos são RPG, jogos de tiro, arena de batalha, e jogos eletrônicos do tipo Battle Royale.

Uma pesquisa, do Games Brasil, mostrou que 60% dos jogadores de celular brasileiros são mulheres , e a idade dessas pessoas com a maior porcentagem de uso de celular para jogos são entre 20 e 24 anos de idade, com 30% do total. Os novos jogadores estão na faixa entre 32 e 35 anos de idade, em comparação com jogadores que jogam há mais de quatro anos.

Algo importante é que 95% desses brasileiros usam o WiFi para jogar, enquanto os outros 5% desses jogadores usam o 3G e o 4G para essa finalidade. Ainda foi indicado que 63% dos jogadores gastam dinheiro em jogos para celular. Cerca de 84% dos jogadores se conectam com outras pessoas para jogarem juntos, passando a usar essas plataformas para conhecer pessoas novas e ter interação social.

Quanto as pessoas gastam em jogos eletrônicos

Os maiores gastos não são diretamente com a compra dos jogos em si, pois a maioria deles são gratuitos. As compras são de itens oferecidos para o jogador melhorar o desempenho dentro do jogo. Dessa forma, os jogadores conseguem alcançar um nível maior, e mais difícil, apenas comprando esse ‘’avanço’’ no jogo.

No primeiro trimestre de 2022, as pessoas gastaram cerca de US$12,9 bilhões somente com jogos para celulares da Apple. Especialistas apontam que o mercado de jogos crescerá muito mais: acredita-se que até 2023 passará de US$200 bilhões.

Além disso, já vimos que os jogos em aparelhos móveis têm se tornado populares em todas as faixas etárias. A expectativa é de que esse mercado cresça muito mais, impulsionado pelo lançamento do 5G , que irá ampliar a capacidade de jogos em rede no país.

Com isso, o Brasil atualmente está em quinto lugar no ranking dos países que mais consomem jogos eletrônicos. Dessa forma, o número de empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos só aumenta, e consequentemente a quantidade de jogos brasileiros também sobe. O crescimento foi de cerca de 50% de um ano para o outro.

A indústria de jogos se mostra promissora, já que, a cada ano que passa, firma-se mais no mercado. Sem contar que essa é uma indústria popular entre todas as faixas etárias, e em todos os tipos de culturas, tornando-se, nos últimos anos, o maior meio de entretenimento para jovens e adultos.

Notícias relacionadas