sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Qualidade X Investimento X Mercado de Trabalho

Um dos maiores sonhos de todos os seres humanos é ter um bom emprego com uma boa remuneração. Atualmente o mercado de trabalho dá espaço para que bons profissionais consigam…

Um dos maiores sonhos de todos os seres humanos é ter um bom emprego com uma boa remuneração.

Atualmente o mercado de trabalho dá espaço para que bons profissionais consigam o tão almejado salário com cinco dígitos e um emprego que seja respeitado pela sociedade. Porem, quando uma empresa que está disposta a arcar com tais condições jamais dará esta oportunidade a um profissional de baixa qualificação e com má formação.

A boa formação pode ser comparada à ferramenta adequada de trabalho, “não se utiliza de um martelo de carne para cavar um buraco de uma rua asfaltada”. A formação em uma instituição com qualidade é essencial para que a sua formação seja adequada ao sonhado emprego. Em todas as publicações na área da educação, que tratam do assunto Qualidade na Formação Superior, há um grande consenso que a má formação é tão maléfica ou até mesmo pior que a falta de uma graduação ao indivíduo.

Enquanto as melhores Instituições de Ensino do mundo vêem praticamente todos os seus egressos trabalhando em áreas correlacionadas com a sua formação, as IES que não se pautam pela qualidade têm seus cursos minguando, pois os profissionais formados nestas instituições, estão hoje em subempregos ou amargando com um investimento feito por 4 ou 5 anos sem que nenhum fruto seja colhido.

No Brasil o Ministério da Educação – MEC – usa o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) para avaliar a Qualidade de Formação Profissional das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Deste sistema podem ser gerados dois índices de qualidade, o Conceito Preliminar do Curso (CPC) ou o Conceito do Curso (CC), que têm seus valores normalizados dentro de uma escala que varia de 1 a 5, sendo o 5 o valor máximo. O SINAES possui uma metodologia de avaliações em ciclos, ou seja, dentro de uma periodicidade de 4 anos todos os cursos são reavaliados pelo MEC.

A análise do último ciclo avaliativo do SINAES a Fundação Educacional de Fernandópolis tem o orgulho de ser uma das melhores Instituições de Ensino do País. Dentre os 24 curso avaliados, pelo Ministério, na FEF 17 cursos possuem CPC ou CC com nota 4, outros 7 cursos possuem nota 3 e nenhum curso possui conceito final, seja ele CPC ou CC, com notas 1 ou 2, ou seja 100% dos cursos apresentam conceitos de excelência atribuídos pelos MEC.

Os Cursos que nós últimos 4 anos apresentaram CPC ou CC 4 são:

* Administração de Empresas

* Biologia

* Biomedicina

* Educação Física

* Engenharia Alimentos

* Engenharia Ambiental e Sanitária

* Farmácia

* Fisioterapia

* Fonoaudiologia

* Letras

* Matemática

* Nutrição

* Psicologia

* Serviço Social

* Sistema de Informação

* Tecnologia em Estética

* Terapia Ocupacional

Planejar o seu futuro é ter a certeza que você fez as escolhas certas no presente. Para que você tenha a ferramenta correta para os desafios do mercado de trabalho. Faça um curso de graduação em uma Instituição de Ensino com mais de 30 anos de experiência e que possui competência para te qualificar para os desafios que virão. Fazer a reflexão sobre os frutos que o seu investimento financeiro lhe proporcionará é fundamental para que as mensalidades sejam realmente um investimento e não apenas um desperdício financeiro que nada lhe atribuirá no futuro.

Venha para a FEF… O Futuro começa aqui! Inscreva-se agora mesmo em: www.fef.br/vestibular Invista em você e ajude a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.

Notícias relacionadas