Ser escolhida para testemunhar a união de duas pessoas que se amam é uma grande honra.
Porém, o convite para ser madrinha de casamento de alguém da família ou até mesmo sua melhor amiga chega quando você menos espera.
Quase sempre a surpresa vem com uma grande curiosidade que é a escolha do vestido ideal para estar no altar ao lado dos noivos.
A primeira coisa a fazer é escolher o vestido com antecedência para que seja feito todos ajustes necessários com tempo e perfeição. Existem madrinhas que compram o vestido. No entanto, a sugestão é efetuar a compra se você for usá-lo em outra ocasião.
Como a maioria das mulheres não gostam de repetir vestidos em situações especiais a dica é alugar a peça ou até mesmo pedir emprestado a uma amiga. Mas, antes de tudo é necessário saber se os noivos já determinaram uma roupa programada, pois, existem casais que preferem escolher as roupas ou definir uma cor e modelo para as madrinhas e os padrinhos. Embora muito usada antigamente essa tradição antiga não é mais regra. No entanto, é interessante se certificar antes de investir em um vestido, não é mesmo?
Outro fator indispensável é jamais usar vestido branco, porque, dependendo da peça, você pode chamar atenção e até ser confundida com a noiva. Nunca use preto. Deixe essa cor para as convidadas. Se você estava pensando nessas duas cores, não fique triste porque sobrou uma infinidade de cores para você escolher.
Mas, a madrinha deve ficar atenta em alguns detalhes como estação (verão ou no inverno?), local e horário que será realizado o Casamento. Daí sim, os modelos e cores podem fazer com que sua escolha seja perfeita.
Para um Casamento realizado no período da manhã o ideal é usar vestidos feitos com tecidos leves e simples. Uma outra opção que está na moda são os vestidos longos e estampados. Peças bege, lilás, coral, tons pastéis são excelentes escolhas para cerimônias antes do meio-dia. O comprimento ideal é o longo, mas se você optar por um modelo acima da canela pode usá-lo sem culpa. Nunca use brilho e cores muito fortes. Deixe também os decotes maiores para outras ocasiões.
As sugestões são as mesmas se o Casamento for no período da tarde. Porém, fica liberado em abusar um pouquinho mais das cores, podendo escolher vestidos menos discretos. Os sapatos e sandálias devem ter salto, mas sem exageros.
Para o casamento realizado à noite, a dica é abusar da elegância e do brilho. Cores mais fortes podem ser complementados com strass, broches, brincos e colares cheios de brilho. Este período pede uma peça mais sofisticada, com enfeites. No entanto, cuidado com os decotes que podem ser usados na medida correta, sem parecer vulgar. A sugestão é saber se cerimônia vai ser realizada na igreja e, se sim, qual a religião dos noivos, pois algumas delas não aceitam decotes e pedem um traje mais formal. As cores mais usadas nas cerimônias à noite são o prata e o dourado. As sandálias ou sapatos devem ser de salto alto.
Já o Casamento realizado no campo pede um vestido mais leve e discreto, sem tanto brilho e com cores mais claras, semelhantes aos casamentos realizados no período da manhã. Assim, o longo deixa de ser fundamental, dando espaço a peça acima da canela. Outra dica é trocar o salto agulha por uma anabela.
Não se esqueça que você ficará horas com o vestido escolhido. Por isso, o conforto é essencial. Antes de definir o vestido, confira se ele não está apertado e se você está se sentindo bem e bonita com ele.
Gostou!? Deixe seu like!
Curta nossa página e tire suas dúvidas!
https://www.facebook.com/versusdouradosfernandopolis
Por Jean Braida
Assessoria & Cerimonial