Três homens suspeitos de furtarem uma loja de celulares em um shopping de Rio Preto foram identificados pela Polícia Civil, por meio de imagens de câmeras de segurança. O crime aconteceu no último dia 26 de outubro e os equipamentos estavam avaliados em R$ 100 mil.
As investigações mostraram que os criminosos usaram um equipamento que realiza uma varredura em sinais de radiofrequência para clonar e decodificar o sinal da porta eletrônica da loja. Eles conseguiram abrir uma parte da porta, por onde um homem entrou.
Após a invasão, a porta foi fechada pelos criminosos. Sem levantar suspeitas da equipe de segurança, os homens saíram do local, deixando o estabelecimento fechado.
O furto só foi percebido no dia seguinte, quando funcionários abriram a loja. Foram levados diversos aparelhos celulares, incluindo iPhones 16 Pro Max.
A quadrilha foi identificada como parte de um esquema criminoso que atua em estados com Bahia, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Sergipe, além de São Paulo. O grupo é especializado em agir no interior de shoppings.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília e Goiás, locais apontados como de residência dos criminosos identificados.
A operação foi batizada de RF Shield, com a intenção de proteger as frequências transmissoras e combater o uso indevido de equipamentos de clonagem e decodificação de sinais.