Nove pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil contra golpes telefônicos em São José dos Campos, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (4).
De acordo com a polícia, a operação cumpre 18 mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca domiciliar. A quadrilha é da cidade, mas aplica os golpes em diversos municípios do estado.
As vítimas são idosos – uma delas, moradora de Jales (SP), chegou a repassar R$ 485 mil para o grupo criminoso, que atuava há mais de cinco anos. As investigações começaram a partir desse caso, em que a polícia descobriu que as transferências foram feitas para contas bancárias de parentes dos investigados.
Como o grupo agia?
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos se passavam por sobrinhos de idosos e ligavam, sempre para um telefone fixo, para pedir dinheiro. Durante a ligação, o golpista dizia ter acabado de sofrer um acidente de trânsito e que a esposa do condutor do outro carro envolvido teria ficado ferida. Com isso, o criminoso pedia dinheiro para o atendimento da vítima ferida da suposta ocorrência.
Comovida com a história, os idosos ajudavam fazendo transferências bancárias.