Policiais civis cumpriram oito mandados de busca e apreensão em uma operação da Deic de São José do Rio Preto (SP) que investiga uma quadrilha suspeita de aplicar golpes em produtores rurais de todo o país.
De acordo com as informações da Polícia Civil, foram cumpridos cinco mandados na capital paulista, um em Rio Preto, um em Bálsamo e outro em Campinas (SP). Na ação, foram apreendidas listas com dados de produtores rurais, além de celulares e anotações.
A quadrilha passou a ser investigada depois que um empresário de Rio Preto, do ramo de produtos agropecuários, relatou à polícia que o nome da empresa dele era usado para a prática de cobranças indevidas. Ainda segundo a polícia, os suspeitos atuavam por telefone e se apresentavam às vítimas como funcionários de cartórios ou advogados, afirmando sobre a notificação de dívidas junto à empresa.
Para o golpe, era feita uma negociação e o pagamento do valor era destinado ao grupo.
A investigação durou oito meses e identificou 19 integrantes do grupo, sendo que um deles é uma mulher de 42 anos considerada a líder da organização criminosa.