Uma quadrilha de golpistas fez pelo menos três vítimas no “golpe do cartão”, no último sábado (14/05/2022), em Ibirá (SP). O grupo aborda as pessoas com promessas de descontos em comércios, mas para isso é preciso inserir o cartão em uma máquina.
Segundo moradores, os golpistas prometem um plano que dá descontos em farmácias, lojas e vários outros comércios, através de um aplicativo e uma máquina de cartão. Eles afirmam que a adesão não tem custo nenhum, porém a vítima é induzida a inserir o cartão na máquina e digitar a senha. No cartão de uma das vítimas da cidade a quadrilha passou o valor de R$ 1.480,00.
Segundo a Polícia Civil de Ibirá, os casos foram registrados no Plantão Policial de Cedral (SP) e em breve deverá começar a ser investigado pela delegacia da cidade. Até o momento três vítimas já procuraram a polícia, mas há possibilidade de outras pessoas terem caído no golpe.
A polícia diz que ainda não é possível afirmar que o caso se trata de um estelionato, pois a compra efetuada pela quadrilha no cartão é na modalidade crédito e, quando a vítima toma conhecimento, bloqueia a compra, podendo não ser possível concluir a transação.
Através de transações das vítimas, a Gazeta do Interior apurou que a máquina de cartão está cadastrada no nome de uma empresa registrada na cidade de Guarulhos (SP). Ela foi aberta no dia 26 de junho do ano passado e vários processos já estão em andamento contra o grupo. Nossa reportagem tentou contato com a empresa no telefone divulgado, mas o telefone não completa ligação.