O curso de Psicologia da UNIFEV, por meio da iniciativa do aluno Vinícius Schumaher, está desenvolvendo um projeto voltado, especificamente, às pessoas enlutadas.
O Grupo de Apoio e orientação à pessoa enlutada (GAOPE) foi criado com o objetivo de ajudar quem está passando por um momento de luto, a fim de promover a vivência do processo da dor de maneira saudável, contribuindo assim, para a promoção da qualidade de vida dos assistidos.
Os interessados em participar dos encontros devem realizar a inscrição na Clínica de Psicologia (rua Pernambuco, 4087), ou pelo telefone (17) 99709-4235. Eles acontecem todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21 horas.
Durante as reuniões, são realizadas rodas de conversas, discussão sobre textos, músicas e filmes que abordam a temática do luto, além de dinâmicas de autoconhecimento e, principalmente, a troca de experiências entre os assistidos.
De acordo com o universitário, o GAOPE foi desenvolvido por meio da disciplina de Psicologia Comunitária II, ministrada pela Profa. Ma. Maria Celina Trevisan Costa.
“Falar de morte ainda é um grande tabu e um desafio para a sociedade contemporânea. Sempre me interessei pelo assunto e estudo o tema. O Grupo surgiu por causa da grande demanda de pessoas que sofrem com o processo do luto,” explicou.
Para a coordenadora do curso, Profa. Ma. Raquel Martins Sartori, a proposta do aluno vem ao encontro da necessidade de haver trabalhos específicos voltados a esse tipo de público. “Fico feliz de grandes projetos como esse surgirem por meio das disciplinas aplicadas na graduação. A UNIFEV possui toda a infraestrutura necessária para dar apoio e incentivo a iniciativas assim,” finalizou.
Serviço:
Grupo de Apoio e orientação à pessoa enlutada (GAOPE)
Local: Clínica de Psicologia UNIFEV
Localização: Rua Pernambuco, 4087
Telefone: (17) 99709-4235
Horário: 19h30 às 21 horas
Investimento: Gratuito