Duas competições de atletismo reúnem atletas nacionais e internacionais no Rio de Janeiro, neste fim de semana. Hoje (27), começou a Copa Brasil de Marcha Atlética, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense.
Neste primeiro dia, aconteceram as provas de menor duração e, no domingo, será a vez das provas de 50 quilômetros, que só tem a participação de homens e também valerá como etapa do Campeonato Sul-Americano e evento teste da Olimpíada. São quatro atletas brasileiros, dois colombianos e dois equatorianos.
A Venezuela e o Peru têm um representante cada, além de dois atletas convidados da China e um do Congo.
Ao todo, a Copa deve reunir mais de 100 competidores de 27 clubes do país. A prova vai valer como etapa do Sul-Americano por ser considerada pesada demais para ser repetida em curto período de tempo.
Como o campeonato será realizado no Equador daqui a duas semanas, a organização aproveitou a Copa Brasil para antecipá-la e testar a estrutura para os Jogos Olímpicos.
No domingo, também será realizado o evento Super Salto que é organizado por empresas privadas mas terá os resultados homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo.
A competição acontecerá na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, e reunirá atletas de peso nas modalidades de salto com vara e salto em distância. A brasileira Fabiana Meurer, vice-campeã mundial, confirmou presença na prova de salto com vara.
No masculino, o Brasil será representado por Augusto Dutra, na prova de salto com vara. No salto em distância o Brasil contará com Mauro Vinícius da Silva e Keila Costa, que já está classificada para os Jogos, tanto em salto em distância quanto no salto triplo.