Os estudantes de escolas públicas aprovados no Provão Paulista têm até esta terça-feira (30/1), às 20h, para fazer a matrícula nos sites das universidades.
A lista com os convocados na primeira chamada foi divulgada na última sexta-feira (26/1) pela Vunesp, instituição responsável pelo vestibular (confira lista de aprovados neste link).
Para fazer a matrícula na faculdade em que foi selecionado, o aluno deve acessar o site da universidade e enviar os documentos solicitados.
Cada instituição tem exigências específicas. Veja abaixo como conferir o que é necessário para a matrícula em cada uma delas.
USP: Os estudantes aprovados receberam um e-mail da Pró-Reitoria de Graduação com o acesso para o sistema de matrícula.
Unicamp: Para fazer a matrícula, os alunos devem utilizar o número de inscrição da Vunesp e gerar uma nova senha no site da Unicamp. A instituição também fará um plantão virtual no Google Meet para tirar dúvidas dos estudantes sobre a matrícula. O plantão funcionará das 9h às 16h.
Unesp: A universidade preparou um tutorial para ajudar os alunos na matrícula online.
Os estudantes que não fizerem a matrícula dentro do prazo perderão a vaga, que será disponibilizada para segunda chamada.
As listas com os convocados para a segunda e a terceira chamadas serão divulgadas nos dias 2 e 9 de fevereiro.
Balanço do Provão
Na última sexta-feira (26/1), o secretário estadual de Educação Renato Feder fez um balanço sobre a primeira edição do Provão Paulista
Segundo Feder, mais de 180 mil estudantes participaram integralmente do processo seletivo. “A efeito de comparação, esse número é 3,5 vezes maior que a quantidade de alunos da rede estadual inscritos nos vestibulares das melhores universidades do estado”, disse o secretário.
De acordo com o balanço divulgado pelo governo estadual, mais de 65 mil alunos atingiram a nota mínima na prova objetiva e tiveram as redações corrigidas. Destes, 62.995 se classificaram no vestibular.
Entre os aprovados na primeira chamada, 73,9% são alunos da rede estadual, 16,6% do Centro Paula Souza e 9,5% dos municípios e outras redes públicas.
O Provão Paulista disponibilizou mais de 15 mil vagas em cursos nas Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).