terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prova Brasil será nos dias 2, 3 e 4 de dezembro em Valentim Gentil

Contribuir para a manutenção da média de 6,9 de Valentim Gentil no IDEB (Índice de Desempenho da Educação Básica) em 2009 é o principal desafio da EMEF Vicente Santoro, que…

Contribuir para a manutenção da média de 6,9 de Valentim Gentil no IDEB (Índice de Desempenho da Educação Básica) em 2009 é o principal desafio da EMEF Vicente Santoro, que vai participar da Prova Brasil nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Para isso, a escola se prepara. “Estamos trabalhando para que o resultado seja favorável”, garante a diretora da unidade escolar, Maria Dalva Marques Campanhola. Ela menciona que os alunos realizaram um simulado já pensando na avaliação.

Os resultados da prova, que será aplicada para cerca de 200 estudantes do quinto ano do ensino fundamental, ajudam a constituir a base para o Ideb de cada município e escola. Também é a partir destes dados que são estipuladas metas de qualidade para a educação básica local.

Para a assessora de Educação e Cultura, Marly de Moraes e Yunis a Prova Brasil também é uma importante ferramenta para melhoria da qualidade do ensino. “Vai avaliar não só a criança como o professor, verificando o nível de aprendizagem e ensino”, destaca. Permite ainda planejar as ações da pasta. “A gente vai poder se posicionar mediante essa avaliação, tendo a oportunidade de ver se houve falhas e como saná-las”.

Apesar da confiança, Marly demonstra preocupação com alguns fatores que podem influenciar no desempenho do município. “Foi um ano difícil, com mudanças de professores, implantação do material apostilado, recesso por conta da nova gripe, além de um número considerável de alunos transferidos de outros Estados que ainda estão se adaptando ao nosso sistema de ensino, enfim, são inúmeros os percalços que surgem juntamente com a grande responsabilidade que temos”, conclui.

Segundo a direção da Vicente Santoro os aplicadores da prova devem ser os próprios professores. A escola aguarda comunicado do órgão designado pelo Ministério da Educação (MEC) para treinamento dos docentes.

Notícias relacionadas