As pessoas que tenham concluído o ensino médio em qualquer ano, e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008, têm prazo até as 21h da próxima sexta-feira, 5, para concorrer às bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Do dia 27 de maio, início das inscrição, até as 15h de terça-feira, 2, o programa recebeu 87,7 mil inscrições. As bolsas oferecidas somam 91.227, das quais 57.432 integrais e 33.795 parciais de 50% da mensalidade. Além da data-limite para inscrição, os candidatos devem ficar atentos para a divulgação dos pré-selecionados em primeira chamada, prevista para o dia 9 deste mês.
Podem concorrer às bolsas integrais candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, R$ 1.395, por pessoa.
Ocorreram algumas mudanças no processo seletivo do ProUni. O segundo semestre traz novidades, tem duas etapas de inscrição de candidatos, o que significa dois processos seletivos independentes. As inscrições da primeira etapa vão até 5 de junho. Depois disso, o sistema do ProUni pré-seleciona e divulga os classificados em primeira e segunda chamadas. Todas as fases da primeira etapa serão concluídas em 15 de julho.
A segunda etapa de inscrição, para candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa, vai de 20 a 24 de julho. Esta fase também terá duas chamadas e o processo termina em 14 de agosto. As informações para os candidatos estão na página eletrônica do ProUni, onde se encontram a a ficha de inscrição e a distribuição de bolsas nos estados e no Distrito Federal.