A equipe do Prosad (Programa de Saúde Integral do Adolescente), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, estará em São Paulo nesta segunda-feira (06/12) para participar do II Módulo de Capacitação em Saúde Integral do Adolescente.
Durante o evento, que acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, a psicóloga e coordenadora do programa, Rosely Maria Eleutério Rodrigues, apresentará os trabalhos desenvolvidos em Votuporanga.
A intenção do Prosad na cidade é ampliar o programa para os demais bairros. Em 8 de junho deste ano, foi implantado na zona sul do município o “Prosad Sul”, que une as Unidades de Saúde do Jardim das Palmeiras I, São João e Parque Guarani.
O encontro é realizado toda terça-feira às 7h30 na USF “Dr. Ruy Pedroso”, situada no Jardim das Palmeiras I. Em fevereiro de 2011 será a implantado o “Prosad Norte”, onde unirá as Unidades do Parque das Nações, Pozzobom e Pró-Povo. “O objetivo é expandir o Programa para as zonas leste e oeste também, atingindo assim os quatro cantos da cidade”, afirma Rosely.
Neste ano foi criado o “Grupo de Bebês”, filhos das adolescentes que fizeram o pré-natal no Ambulatório do Adolescente para terem orientação até as crianças atingirem os três anos de idade. A outra forma pela qual é realizado o Prosad é o “Projeto Janela” que são atividades da equipe junto à comunidade.
Redução do índice
Votuporanga diminuiu mais uma vez a gravidez na adolescência durante esse ano, com 13,66% até o mês de novembro, índice nunca atingido desde a implantação do Ambulatório do Adolescente em 1997. De 16 gestantes menores de 14 anos passou a três nesse ano, diminuindo assim em 81,25% nessa idade de risco.
No município, o Prosad é realizado através do Ambulatório do Adolescente, com grupos educativos que tem como objetivo garantir um espaço de discussão entre adolescentes, familiares, gestantes, e profissionais da área. A equipe do programa procura esclarecer, orientar, discutir, integrar, trocar experiências e garantir referência e contra-referência do sistema de saúde, educação e judiciário, caso necessário.
O objetivo do programa é promover à população de 10 a 20 anos de idade, de ambos os sexos, um atendimento à saúde do ponto de vista físico, psíquico e social, permitindo assim, prevenir, diagnosticar e reabilitar todas as alterações que impeçam o desenvolvimento integral do adolescente.
Em 2008, o Prosad recebeu o prêmio ”Dr. Francisco Mendes” por ser um dos melhores Programas do Adolescente do Estado de São Paulo juntamente com o lançamento do livro “Adolescência e Saúde III” da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, do qual tem um capítulo específico.