O Programa Pecuária Leiteira – ProLeite, elaborado pelo SENAR/SP e que tem como objetivo capacitar os produtores e trabalhadores rurais no manejo intensivo de produção de leite a pasto está sendo desenvolvido em 57 municípios do Estado de São Paulo.
O curso será ministrado na cidade de Ouroeste nos dias 26 / 27 e 30 de junho. As inscrições estão abertas
As aulas são realizadas em uma propriedade leiteira, denominada de Propriedade Demonstrativa (PD), na qual é feito todo aprendizado para produção intensiva de leite a pasto, visando a obtenção de alta produtividade por unidade de área (ha) com tecnologia apropriada.
Na PD é implantado um sistema envolvendo todas as fases do processo de produção de leite: gerenciamento da propriedade com uso de caderno de campo e de custos operacionais, produção de alimentos volumosos em quantidade e qualidade (pasto e cana-de-açúcar); administração racional de concentrados; manejo intensivo de pastagens; conforto animal, sanidade; manejo de ordenha e qualidade do leite; manejo reprodutivo, irrigação de pastagens, entre outros.
Como resultado direto da utilização do conhecimento, técnicas e comportamento adquiridos, o produtor terá um considerável aumento de produção e produtividade (litros de leite / ha/ ano), em um curto espaço de tempo e, consequentemente, maior renda
Programa PROLEITE está sendo desenvolvido em 57 municípios
Oferecer noções amplas sobre sustentabilidade da atividade leiteira perpassando as temáticas da nutrição de gados de leite, criação e recria, e manejo alimentar. Em parceria com os sindicatos rurais, o SENAR está capacitando produtores e trabalhadores rurais na produção de leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela Instrução Normativa nº 62/2011 – do Ministério da Agricultura.
visando proporcionar a um maior número de pequenos produtores condições para que consigam produzir leite de qualidade por meio da capacitação e do acompanhamento técnico diretamente nas propriedades participantes.
Cursos SENAR
Além do Programa Proleite, o SENAR oferece vários treinamentos na área da bovinocultura de leite – treinamentos em ordenha manual e ordenha mecânica, qualidade do leite, manejo de pastagens, sanidade, aplicação de vacinas e medicamentos, inseminação artificial e outros.
Todos os treinamentos são planejados e organizados de acordo com uma demanda local/regional ou estadual, pela administração regional, em parceria com sindicatos rurais, associações, cooperativas e outros parceiros locais