Representantes de prefeituras e entidades ligadas a agricultura familiar reuniram-se com o Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário, Wellington Diniz Monteiro, para tratar da destinação de recursos financeiros do governo federal por meio do PROINF (Ação Orçamentária Apoio a Projetos de Infra Estrutura e Serviços) e a transformação da região em território da cidadania com a implantação de projetos de desenvolvimento. O encontro aconteceu no dia 30, na prefeitura de Jales.
Recebido pelo prefeito Humberto Parini, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, informou que o governo federal “vai entregar neste ano, para cada uma das trinta e cinco prefeituras da região, com população abaixo de 50 mil habitantes, uma retro-escavadeira. O objetivo é ajudar a produção e o escoamento da agricultura familiar.”
“Também queremos ajudar a recuperar a cadeia produtiva do leite, da uva e dos hortifruti na região. Para isso, temos que disponibilizar recursos financeiros, buscar parcerias e contrapartida.” – enfatizou Wellington.
“As ações para consolidar o território da cidadania, vão contar com parcerias do Banco do Brasil, com crédito para o agricultor familiar e do SEBRAE, com apoio ao empreendedorismo. A qualificação de cooperativas e associações de agricultores, com a finalidade de melhor vender a produção, assim como oferecer alimentos de qualidade para a merenda escolar, segundo as diretrizes do PNAE, são iniciativas a serem colocadas em prática” – concluiu o delegado do MDA.
Ao final, o prefeito Parini afirmou que o encontro foi proveitoso, destacando que o desenvolvimento da agricultura familiar é importante para a transformação e consolidação do território da cidadania no noroeste paulista e que a prefeitura vai continuar apoiando o projeto.