sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto “Livros Livres” fará ação especial de Dia das Mães

Em homenagem ao Dia das Mães, os organizadores do projeto “Livros Livres” irão realizar neste sábado, dia 9, uma ação especial na Praça da Matriz, em Fernandópolis. Será a terceira…

Em homenagem ao Dia das Mães, os organizadores do projeto “Livros Livres” irão realizar neste sábado, dia 9, uma ação especial na Praça da Matriz, em Fernandópolis.

Será a terceira edição do projeto na praça, que acontecerá das 8h às 13h.A última ação na Matriz aconteceu no dia 28 de fevereiro.

O projeto é uma uma iniciativa do curso de Letras da FEF, PIBID (programa de iniciação à docência), e escola Afonso Cáfaro que visa distribuir livros gratuitamente à população como forma de incentivo à leitura.

SOBRE O PROJETO

A E.E. Afonso Cáfaro desenvolve o Projeto “Livros Livres”, idealizado e implementado na cidade pelos professores Robson e Gisele Faria, e se baseia em ações que já ocorrem em outras cidades como São Paulo.

A ideia é incentivar a leitura na cidade de Fernandópolis por meio da distribuição gratuita de livros paradidáticos dos mais diversos gêneros. Os livros são entregues às pessoas para leitura e estas ficam responsáveis por deixar o livro, após a leitura, em algum lugar de grande circulação de pessoas para que outro leitor o encontre e possa lê-lo, multiplicando o acesso a esse objeto tão precioso. Os alunos da escola participam ativamente do projeto, fazendo doações, preparando os livros para a doação e divulgando a ação durante a entrega dos livros.

A doação de livros é fundamental para que o projeto tenha prosseguimento e conta com toda a população para a arrecadação dos mesmos. Quem quiser doar livros, pode ir ao evento ou mesmo a escola para fazê-lo. Recebemos como doação livros paradidáticos (de leitura), revistas e gibis. Os colaboradores não recebem livros didáticos, pois os mesmos não fazem parte do projeto.

O projeto já distribuiu mais de 600 exemplares em três ações realizadas em 2014, e firmou parceria com o Hospital de Ensino Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, implantando doze mini estantes, que são “abastecidas” mensalmente com livros, para que os pacientes e acompanhantes possam ter acesso à leitura enquanto aguardam atendimento.

Outras instituições da cidade serão consultadas sobre o interesse em participarem do projeto.

Notícias relacionadas